• (51) 3065 - 6556

  • contato@edianeavila.com.br

  • Av Nações Unidas, 2475 - Sala 1002

É uma doença caracterizada pela opacificação do cristalino. Com esta alteração, que frequentemente é progressiva, a imagem passa a chegar na retina com menor nitidez.

A doença pode ser congênita, senil ou secundária. Na Catarata congênita, a criança nasce ou desenvolve a opacificação nos primeiros meses de vidas. Geralmente são causadas por doenças adquiridas pela mãe durante a gravidez com rubéola, toxoplasmose e outras. A Catarata senil é a mais frequente e geralmente aparece acima dos 50 anos, como parte do processo de envelhecimento natural do corpo.

As secundárias ocorrem por alterações metabólicas do cristalino, opacificando-o. As causas mais comuns deste grupo são diabetes, uveítes, traumas, excesso de radiação (UV ou outras), abuso de colírios com corticoides e choque elétrico entre outras causas mais raras.

Independente da causa, quando a opacificação prejudica consideravelmente a visão, está indicada a cirurgia. Na cirurgia da catarata, o cristalino opacificado é “emulsificado” e implanta-se uma lente intra-ocular para substituí-lo. Se você tem alguma dúvida, entre em contato com a clínica e agende a sua consulta.